Pages

Subscribe:

Royce Gracie: a lenda do Jiu Jitsu


Para os fãs pioneiros do MMA, Royce Gracie nunca deixará de ser um ídolo e sempre será venerado. A sua atuação nas edições iniciais do UFC apresentaram ao mundo uma nova arte marcial, iniciando a popularização de um esporte que alguns anos depois se tornaria uma febre/mania internacional.


Royce Gracie é um profissional de artes marciais brasileiro e praticante de jiu-jitsu. É filho do grão-mestre Hélio Gracie, sobrinho de Carlos Gracie e irmão de outros nomes também conhecidos no mundo do Jiu-jitsu brasileiro e MMA (Mixed Martials Arts) mundial como Royler Gracie, Rickson Gracie, Rorion Gracie e outros. Royce Gracie é faixa-preta de jiu-jitsu 7º grau, teve uma carreira vitoriosa dentro do vale-tudo mundial, sendo três vezes campeão do UFC e obtendo vitórias também no Pride e K-1 MMA (eventos japoneses).


A família Gracie é a grande responsável da difusão do Gracie Jiu-Jitsu pelo mundo, sendo esta uma luta marcial brasileira desenvolvida através do jiu-jitsu tradicional japonês ensinado por Mitsuyo Maeda . Isso foi feito através de combates reais corpo a corpo, denominados vale-tudo pelo fato de poder usar qualquer arte marcial ou qualquer tipo de luta ocidental corpo a corpo. É um combate com poucas regras. Essas lutas aconteceram em academias, geralmente as academias dos Gracie, que desafiaram os atletas de outras modalidades e disseram que pagariam a quem os vencesse, chegando até a publicar anúncios em jornal. Eram chamados de desafios Gracie. 


Mais tarde, com a maior fama que o Jiu-Jitsu Gracie foi tomando pelo Brasil, alguns integrantes resolveram migrar para os Estados Unidos e lá ensinar o estilo, mas foi difícil conseguir alunos, para isso eles deveriam provar que o GJJ era eficaz. Assim foram reeditados, só que no exterior, os desafios Gracie em academias a portas fechadas. Dessa forma começou Royce: com 1,85 m e pesando 80 kg, com sua técnica vencia oponentes de diversas artes; dentre eles o mais famoso foi o adepto do kung fu Jason DeLucia. Royce vivia nos Estados Unidos, junto com Rorion, que é seu irmão mais velho e treinava em sua academia. Isso foi no final da década de 1980.


Tendo como maiores características a raça e a coragem, Royce enfrentou os melhores de sua época, venceu a todos. Atualmente ele viaja pelo mundo ministrando seminários e diz que ainda não parou de lutar. Ele ainda luta, com menor freqüência. Royce Gracie continua sendo um ícone. Representou o Jiu-Jitsu de sua família com honra e coragem, fazendo desta arte marcial um dos requisitos básicos na formação de um atleta de MMA.

Videos

Tributo a Royce Gracie


Documentário Ultimate Gracie:
Parte 01:

Parte 02:

3 comentários:

Anônimo disse...

Da hora a Materia...Parabens

Anônimo disse...

Lutador sujo, vários batiam e ele continuava forçando as chaves, mesmo com o juiz separando.

Anônimo disse...

Quem fala que ele eh sujo nao assistiu a luta dele com o Ken Shamrock, em que o Shamrock bateu e o Royce largou, ai o Ken continuou lutando. Depois desta luta ele soh largava com o juiz interferindo.

Veja mais no Ocioso:

Anúncios Boo-box